A importância das cores no design de embalagens é gigantesco e tem um fator de influência muito significativo sob o sucesso ou fracasso do produto.
Primeiro, vamos à explicação das cores:
•AMARELO: tende a provocar estado de ânimo, dispersa a atenção e não induz à ação ou resolução. O amarelo é a primeira cor percebida pelo olho humano e estimula o raciocínio.
•AMARELO ESVERDEADO: utilizado para produtos ácidos e estimula jovialidade.
•AZUL: considerada a cor da paz e lembra o fundo do mar. Estimula calma e tranquilidade.
•BRANCO: estimula felicidade, pureza, limpeza e misticismo.
•CINZA: estimula atitudes neutras e diplomáticas, utilizadas como o verde e/ou azul claro para produtos salgados.
•LARANJA: utilizada para caracterizar produtos doces e estimular o apetite.
•PRATA: estimula status, como a cor da moda.
•PRETO: estimula a sensação de algo absoluto e definitivo, algo sólido e compacto.
•ROSA MAIS FORTE: representa alimentos e guloseimas muito doces.
•ROSA SUAVE: sugere que o produto é cremoso e leve.
•VERDE: provoca sensação de repouso, simpatia, cordialidade e equilíbrio.
•VERDE E AZUL CLARO: utilizados em líquidos, em embalagens que sugerem produto salgado.
•VERMELHO: utilizado em alimentos apimentados, por ser considerada uma cor quente ligada à paixão, coragem e fogo; Em fast-foods, não apenas lembra algo quente ou saboroso, como também algo rápido.
•VIOLETA: estimula a tristeza e a reflexão, induz a situações de mistério e misticismo, em embalagens sugere gosto amargo.
Segundo um estudo da Cromoterapia, as cores quentes costumam ser estimulantes e as cores frias tranquilizantes.
Cores quentes são aquelas que transmitem calor, que chamam a atenção e são associadas ao fogo. São elas: vermelho, laranja e amarelo.
Cores frias são as que estão mais associadas à água, dentre elas: roxo, verde e azul.
Cores neutras são aquelas que têm pouca presença de luz e estão associadas ao frio e ao calor. São elas: cinza, branco e preto. A cor branca representa a soma de todas as cores, a cor preta representa ausência de luz e a cinza é a mistura do branco com o preto, formando essa cor neutra.
A cor na embalagem é o primeiro elemento que o consumidor quando pega nas mãos analisa. Elas possuem inúmeros atributos que podem contribuir para a escolha dos consumidores nos pontos de venda.
O consumidor é atraído pela embalagem de acordo com a quantidade e harmonia das cores presentes nas mesmas, pois de acordo com a harmonia das cores irá despertar o interesse em pegar o produto nas mãos e analisar a embalagem em um primeiro momento de curiosidade e posteriormente tendo o estímulo de desejo de compra.
Para que uma embalagem chame a atenção do consumidor, é preciso que ela seja composta das cores certas, de forma estratégica e de acordo com o conteúdo do produto, para que alcance o objetivo desejado pela marca.
A Ycar Artes Gráficas é especialista em desenvolvimento de embalagens. Atendemos todo o Brasil. Entre em contato pelo nosso telefone: (11) 3531-6611 ou email: contato@ycar.com.br