A Europac, em parceria com o Grupo Freixenet, desenvolveu uma solução de embalagem para o comércio online de bebidas, um segmento de mercado em forte crescimento e que requer embalagens sob medida, especialmente visando à proteção e segurança do produto e do consumidor.
O grupo Freixenet está presente no setor da produção e venda de espumantes e necessitava de uma solução de packaging para evitar a quebra das garrafas. O resultado é uma caixa que protege as garrafas com uma estrutura interior de cartão ondulado, com abas que evitam o contato direto com o interior da embalagem, criando uma câmara-de-ar que absorve impactos que possam ocorrer durante o transporte e entrega de uma altura de até 140 cm. Como medida de segurança adicional, a embalagem incorpora um fecho inviolável que através de uma aba rompe-se quando a caixa é aberta pela primeira vez.
A embalagem é fabricada em Kraftliner, um papel nobre produzido pela Europac e que utiliza madeira como matéria-prima. A embalagem é impressa em branco e preto através da flexografia, sistema de alta qualidade de impressão, sobre o cartão ondulado.
A funcionalidade baseia-se na possibilidade de transportar três, seis, nove ou até 12 garrafas, de diâmetro e altura distintos, para enviar diferentes produtos num mesmo pedido, otimizando o custo logístico e a produção de embalagem. É uma caixa de fundo automático e como tal de montagem rápida.
Outra das vantagens funcionais reside na facilidade de manuseamento da estrutura interior, que é automontável, e não necessita de adesivos, e na visibilidade da etiqueta das garrafas para facilitar a supervisão dos envios.
FONTE: ABRE – Associação Brasileira de Embalagem