A sustentabilidade, o aperfeiçoamento da experiência do utilizador, a automatização e a logística da embalagem são os quatro vetores que irão definir o desenvolvimento da indústria de embalagem, segundo a Hispack, a maior feira de embalagem de Espanha e uma das maiores deste ramo na Europa, nos dias de 8 a 11 na Gran Via da Fira de Barcelona.
A Hispack vai mostrar como a embalagem tem hoje novas funções. Trata-se de um novo elemento de comunicação, essencial na decisão de compra do utilizador e um fator determinante nos processos de produção, na inovação de empresas de qualquer ramo, no funcionamento da cadeia de abastecimento e na transformação digital da indústria.
Com uma oferta de quase 800 expositores de 24 países, a Hispack irá apresentar tecnologia, maquinaria e diferentes soluções de embalagem, levando em conta os seus ciclos completos de vida e as interligações com outros processos de produção e com a cadeia de distribuição. A feira irá acolher mais de 70 conferências e mesas redondas com a participação de 185 especialistas. São esperados mais de 38 000 visitantes.
A Hispack irá apresentar os avanços na sustentabilidade da indústria de embalagem, bem como soluções de embalagem concebidas para facilitar a vida do utilizador. O presidente da Hispack, Javier Riera-Marsà afirma: “Há uma maior utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis, de embalagem mais leve e um empenho visível no eco-design, na reciclagem e na reutilização dentro do enquadramento da economia circular”.
Ao mesmo tempo, a Hispack irá explicar como a embalagem se adapta ao conceito de “conveniência”, a fim de criar produtos prontos a usar em qualquer altura. Neste sentido, a nova embalagem parece interagir com o produto que contém, melhorando as suas propriedades, prolongando a sua vida útil e fornecendo ao utilizador informação sobre o produto.